Programas pedagógicos

Rota das Fontes

Rota das Fontes

Dimensão: Tradições

Foco: Realidade Local

Finalidade: Desenvolver o conhecimento histórico da realidade envolvente da Freguesia da Palhaça.

Simbologia: Água

A água é fonte de vida, razão da existência de plantas, animais e do Homem na face da  Terra. Sem ela nosso planeta seria deserto.

Breve descrição da atividade: Na freguesia da Palhaça existem 9 fontes espalhadas pelos diversos lugares da freguesia. As fontes eram utilizadas com muita frequência para se lavar roupa, quando não existiam muitas posses.

Após este investimento por parte da junta de freguesia para a reabilitação das mesmas, surgiu a ideia de elaborar um percurso que passasse por todas as fontes. Esta ideia, com o tempo foi sendo aperfeiçoada e em parceria com a Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP), surgiu a agora denominada “Rota das Fontes” que tem como objetivo, dar a conhecer não só os lugares da nossa vila, como as fontes que neles se encontram, ao mesmo tempo que promove a prática de atividade física da população e visitantes.

O programa “Rota das fontes” deve ser inserido numa atividade com pelo menos uma noite de pernoita no Centro de Formação Padre Horácio Cura.

Este programa visa essencialmente desenvolver conhecimentos, competências e atitudes perante a água e a sua importância, tendo uma distância total de 12Km.

Informações gerais: O Centro de Formação Padre Horácio Cura (CFPHC) para a realização da atividade disponibiliza a carta topográfica e o mapa da Palhaça com a indicação das fontes.

A fonte de Bebe-e-vai-te tem uma lenda que posteriormente poderá ser anexada.

 

Os Programas serão disponibilizados via email, após a realização da reserva.

 

Canoagem

Canoagem

Dimensão: Água

Foco: Físico e Cultural

Finalidade: melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do escuteiro.

Simbologia: Canoa

Procura que cada um defina os seus rumos e objetivos simbolizados como compromisso. Será necessário que cada um empenhe autonomamente para com mais vigor, força e inteligência, faça avançar a sua canoa, ultrapassando os escolhos do caminho, de modo a chegar ao cais, mais fortalecido pelas metas ultrapassadas. Pede-se empenho e vigor no remar da canoa para mais firmemente prosseguir “viagem”. Pede-se autonomia para fazer depender as constantes escolhas da vida diária no conhecimento adquirido de forma contínua.

Breve descrição da atividade: O programa “canoagem” pode ser desenvolvido pelas quatro seções, no entanto, dever-se-á ter em conta a capacidade de cada secção, as atividades prévias desenvolvidas de forma a capacitar os elementos para a sua concretização, bem como, os objetivos previamente definidos.

Pretende-se, com este programa pedagógico, desenvolver uma atividade de canoagem constituída, na sua fase de realização, por um percurso em canoas no rio boco (situado a cerca de 7,6 km do Centro de Formação Padre Horácio Cura).

Como já referido o programa deve ser inserido numa atividade de seção. Assim sendo, o programa “Canoagem” deve ser apenas uma das atividades a realizar.

No âmbito da atividade de seção poderão ser realizadas outras atividades como sejam:

  • Raid, com recurso a mensagens, trilhos e orientação;
  • Recolha de informação sobre a fauna e a flora da Ria de Aveiro e da envolvente da mesma;
  • Jogos de vila com a caracterização da realidade histórica, cultural e social;

Informações gerais:

Salienta-se que se deve previamente efetuar-se um reconhecimento das condições, nomeadamente:

  • Condições e transporte das canoas;
  • Pontos de saída e de chegada no Rio Boco;
  • Equipamentos de segurança necessário;
  • Condições marítimas.

Deverá também promover contatos prévios, nomeadamente:

  • Capitania do Porto de Aveiro;
  • Bombeiros Voluntário de Vagos.

 

Os Programas serão disponibilizados via email, após a realização da reserva.

 

Pista para Lobitos

Pista para Lobitos

Dimensão: Cultural

Foco: Realidade Local

Finalidade: Desenvolver o conhecimento histórico da realidade envolvente da Freguesia da Palhaça.

Simbologia: Selva

A Selva, a vida ao ar livre é o símbolo da aventura e do mistério. Quando vivemos na natureza, ao ar livre, somos mais uma peça neste grande puzzle que é o Planeta Terra.

Metodologia: Este programa deve ser enquadrado na metodologia do projeto de alcateia: “caçada”.

Informações gerais: O Centro de Formação Padre Horácio Cura (CFPHC) para a realização da atividade disponibiliza a carta topográfica e o mapa da Palhaça com a indicação dos locais, para a chefia marcar a pista previamente.

 

Os Programas serão disponibilizados via email, após a realização da reserva.

Via Sacra - Os olhares de Jesus

Via Sacra - Os olhares de Jesus

A Via-Sacra, é uma tradição antiga dos Cristãos. Nela seguimos com Jesus os últimos momentos da Sua vida.

É nestes momentos, mais do que quaisquer outros da Sua vida, que Ele mostra o quanto nos ama, o quanto gosta de nós, o quanto é nosso amigo.

Ao seguirmos com Ele, procuremos não ser meramente espetadores, mas coloquemo-nos no Seu lugar, sentir o que Ele sentiu, viver o que Ele viveu.

Deixemos também que o Seu olhar nos fixe, que ele olhe bem dentro do nosso coração, dos nossos sonhos, das nossas tristezas, das nossas alegrias, das nossas dores.

 

Os Programas serão disponibilizados via email, após a realização da reserva.